Notícias - Amamentação

Posso amamentar deitada?

Posso amamentar deitada?

Por EME Equipment em 15/03/2019

Posso amamentar meu bebê deitada?

Sim, uma mãe pode amamentar deitada, segundo o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde. A Febrago (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) recomenda a amamentação deitada em seu manual sobre aleitamento. "A mãe pode deitar-se de lado, apoiando a cabeça e as costas em travesseiros. O bebê deverá permanecer deitado também, proporcionando o contato abdome/abdome. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe, para manter a posição adequada", segundo o manual. 

As crianças que mamam deitadas têm maior risco de infecção de ouvido?

Sim. Entendam a diferença entre mamar deitado (dar mamadeira) e amamentar deitada (mamar no peito). 

O risco maior de infecção no ouvido acontece com bebês que mamam mamadeira deitados. Nesse caso, a posição não é recomendada. 

Isso acontece porque existe um canal que liga a região nasal e oral ao ouvido, chamado de tuba auditiva. Essa tuba tem a função de igualar a pressão dos ouvidos com a pressão ambiente. Mamar a mamadeira deitado favorece o acúmulo de leite nessa região e a abertura da tuba auditiva pelo gradiente de pressão, facilitando o acúmulo de líquidos e a entrada das bactérias no ouvido.

Orientações

A Frebrasco afirma que a mulher pode ainda deitar-se em decúbito dorsal (posição útil para as primeiras horas pós-cesariana ou para as mulheres que tem excedente lácteo muito grande).

Você pode amamentar deitada desde que seu bebê não tenha nenhum problema e seu pediatra oriente que esteja tudo bem.

Um adendo importante para as mães que forem amamentar deitadas: Cuidado para não cochilar, pois acidentes podem ocorrer. Deste modo, procure usar essa posição nos momentos em que não estiver sonolenta. Uma dica legal é pedir para o parceiro ficar vigiando. Afinal, pais têm que participar sempre que possível, até mesmo quando o assunto é amamentação. 

Utilizado por muitas mães, a bomba elétrica tira leite materno Matern Milk pode te ajudar muito nessas horas também. Sempre que puder, você pode fazer a extração do leite e armazenar, utilizando sempre que precisar!

Caso você queira receber gratuitamente mais informações e notícias sobre o mundo da amamentação, clique no link abaixo. 

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento