Amamentação: 5 Dicas Para Tornar O Momento Saudável Para Mamães E Bebês – Eme Equipment
EME

A amamentação é um momento bastante esperado pela maioria das mulheres, que além da conexão entre elas e os filhos, também alimenta os bebês com nutrientes essenciais para a sua saúde nos primeiros meses de vida.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média nacional de adesão à amamentação é de 60% ao final do primeiro mês de vida dos pequenos; 25% ao final dos quatro primeiros meses e 10% quando a criança completa seis meses de nascimento. Os dados mostram aumento quando comparados a estatísticas de anos anteriores, mas a ideia é de que cada vez mais mulheres amamentem seus filhos por pelo menos 180 dias.

Como parte de um processo de construção, que deve levar em conta as necessidades de mamães e crianças, algumas dicas podem ajudar nesse momento de descobertas. Separamos cinco delas por aqui:

Tenha paciência

Como todo início, a relação entre mãe, criança e amamentação pode ser complicada. Tenha paciência na adaptação, não se cobre e busque não dar ouvidos para pessoas que dizem coisas como “seu leite é fraco”, “o bebê não gosta do seu leite”, entre outras opiniões sem embasamento médico.

A posição faz diferença

Na hora de amamentar, é importante que a mãe esteja confortável, em um lugar com apoio para as costas e, se for possível, para os braços, já que às vezes o peso do bebê pode cansar a mulher mais rápido. Vale ressaltar que não existe lugar certo ou errado para amamentar, isso pode ser feito onde a mulher se sentir bem e segura, mas alguns desses detalhes ajudam a fazer desse momento algo mais tranquilo.

Atenção para a sucção

Para que a amamentação seja efetiva para o bebê, é preciso que ele “pegue” o peito da forma adequada. A boca da criança precisa estar bem aberta, de forma que cubra quase toda a parte inferior da auréola mamária, com o lábio inferior para fora e sua língua acoplada ao peito. A sucção costuma ser lenta e profunda, intercalada com algumas pausas onde se pode perceber a deglutição do leite. E atenção: o pequeno deve sugar a auréola, “abocanhando” o seio, não pegando apenas o “bico” do mamilo.

Machucou. E agora?

Também durante o processo de amamentação, é comum que os mamilos das mães fiquem machucados. Isso pode ocorrer por vários fatores, entre eles a posição errada da “pega” para as mamadas. Nesses casos, é importante buscar ajuda especializada para corrigir a forma de oferecer o peito e a indicação de medicamentos, cremes, óleos ou pomadas que podem acelerar a cicatrização das lesões.

Tenha aliados

Além da forma “natural” de oferecer o leite ao seu filho, algumas estratégias podem ajudar nesse momento, principalmente na adaptação das famílias, quando a mãe precisa voltar ao mercado de trabalho, por exemplo. Aqui na Matern Milk, a exclusiva bomba elétrica tira leite é uma dessas alternativas. Com ela, a mulher consegue tirar o leite e deixar armazenado para o consumo da criança durante o dia, além da retirada de leite para doação, de acordo com as normas estabelecidas pelos bancos de leite.

Amamentar é um ato de amor, cria vínculos para a vida e deve sempre ser um momento de carinho e respeito entre mãe e filho.

WhatsApp EME Equipment
EME Equipment www.emeequipment.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×