Amamentação: Conheça As Principais Dificuldades Para As Mães – Eme Equipment
EME

Algumas das dificuldades mais comuns que as mães podem sentir durante a amamentação incluem:

  • Produção de leite atrasada
  • Baixa produção de leite
  • Mamilos doloridos
  • Mamilos planos ou invertidos
  • Mastite
  • Dutos de leite entupidos
Produção atrasada de leite materno

Nos primeiros 3 a 5 dias após o nascimento do seu bebê, você fará uma pequena quantidade de colostro. O colostro é um leite rico e espesso, rico em nutrientes. Por volta do dia 3 a 5, o seu leite vai entrar.

O aleitamento materno não frequente ou insuficiente é o motivo mais comum para o atraso no início do consumo de leite. Esse também é um motivo comum pelo qual as mulheres podem experimentar uma queda na produção de leite. Se você está tendo dificuldades com a produção de leite atrasada ou uma diminuição na quantidade de leite, uma revisão do número e duração da amamentação deve ser a primeira coisa a avaliar. Também é importante ter certeza de que o bebê é capaz de trancar e é capaz de transferir o leite da mama.

Outras causas de atraso na produção de leite materno incluem:

  • Estresse severo
  • Cesariana
  • Sangramento após o nascimento
  • Obesidade materna
  • Infecção ou doença com febre
  • Diabetes
  • Condições da tireoide
  • Repouso estrito ou prolongado durante a gravidez

Se você tiver um atraso no seu leite, não se sinta desencorajado. Continue a exprimir leite usando uma bomba tira leite ou manualmente. Amamentar com frequência, mesmo se estiver suplementando com fórmula por alguns dias.

Ocasionalmente, uma mãe tem um problema de saúde que pode atrasar temporariamente o grande aumento na produção de leite. Estas mães podem não começar a produzir grandes quantidades de leite materno até 7 a 14 dias após o parto. Se isso acontecer com você, não se sinta desencorajado. Continue a amamentar com frequência, mesmo que você também precise administrar sua fórmula infantil para bebês por alguns dias.

Baixa produção de leite materno

Às vezes, um atraso no tempo em que o leite chega se transforma em um problema contínuo com baixa produção de leite materno. Outras vezes a mãe produz quantidades suficientes de leite e a produção de leite diminui lentamente. Mães com cirurgias mamárias prévias que cortam alguns dos nervos, tecido de produção de leite ou dutos de leite podem ter dificuldade em produzir leite suficiente para alimentar totalmente seu bebê.

Outros fatores que podem levar à produção insuficiente de leite incluem:

  • Tabagismo materno.
  • Alguns medicamentos e preparações à base de plantas têm um efeito negativo na quantidade de leite produzido.
  • Formas hormonais de controle de natalidade, especialmente qualquer contendo estrogênio, foram encontradas para ter um grande impacto na produção de leite. No entanto, algumas mães relatam uma queda na produção de leite após receber ou tomar um contraceptivo somente com progestágeno durante as primeiras quatro a oito semanas após o parto.
  • A produção de leite também pode diminuir se você engravidar novamente durante a amamentação.

Se a produção insuficiente de leite parece ser um problema, mas o bebê parece estar sugando eficazmente, é importante rever seu histórico de saúde com seu médico ou consultor de lactação para descobrir se pode haver algum problema de saúde, tratamento ou medicação interferindo em sua produção de leite.

Seu médico ou consultor de lactação certificado pode recomendar qualquer um dos itens a seguir para ajudar a aumentar sua produção de leite materno:

  • Aumentar o número de sessões de amamentação ou de mama para 10 a 12 vezes por dia.
  • Tem mais contato pele a pele com seu bebê. Tire a camisa e a camisa do bebê e coloque o bebê no peito com um lençol ou uma camisa sobre os dois.
  • Bombear seus seios por vários minutos após a amamentação.
  • Considere alugar um coletor de leite para uso hospitalar se achar que precisará bombear por um período prolongado de tempo.
Mamilos doloridos

Mamilos doloridos são provavelmente a dificuldade mais comum das mães quando amamentam. Mamilos doloridos podem ser causados por uma variedade de fatores e determinar a causa dos mamilos doloridos pode ser difícil. Converse com seu médico ou consultor de lactação para sugestões sobre como resolver o problema.

A amamentação não deve ferir e a pele do mamilo não deve quebrar mais do que a pele em qualquer parte do corpo deve quebrar. No entanto, a sensibilidade leve é bastante comum na primeira ou segunda semana de amamentação. Então deveria ir embora.

Se os seus mamilos se sentirem doloridos ou se os mamilos ou a aréola estiverem machucados, é mais provável que esteja relacionado a um processo incorreto de trava ou a uma sucção ineficaz. Suspeite de uma dificuldade com o trinco do bebê ou chupando se seus mamilos ficarem muito vermelhos, crus, com bolhas ou rachados. Uma dificuldade de trava ou sucção ou uma variação estrutural na boca do bebê pode resultar em mamilos que parecem vincados ou branqueados (ficam brancos) no final das mamadas. Certos cremes ou curativos podem promover a cura, mas outros podem causar mais danos.

Quando os mamilos ficam vermelhos e queimam ou ficam extremamente doloridos após semanas ou meses de amamentação sem dor, pode ser devido a uma infecção por fungos, como aftas. Levedura pode aparecer como manchas brancas na boca do bebê ou pode aparecer como uma erupção de fralda vermelha brilhante. Medicamentos específicos são necessários para tratar infecções fúngicas. Entre em contato com o médico do seu bebê para mais informações e tratamento.

Mamilos planos ou invertidos

Um bebê amamentando eficaz geralmente tem pouco trabalho de amamentar, mesmo se os mamilos de sua mãe parecem ser achatados. Um amamentador menos eficaz pode precisar de algum tempo para descobrir como ele pode puxar o mamilo para dentro da boca com um trinco.

Se você achar que seus mamilos estão achatados e causando problemas ao amamentar seu bebê, você pode tentar:

  • Usando uma bomba de tirar leite antes de amamentar.
  • Concha de amamentação. As conchas mamárias exercem uma pequena quantidade de tração para ajudar a puxar o mamilo para fora. Embora o benefício de usar conchas de peito de plástico duro não seja conclusivo, algumas mães acham que elas ajudam.

Se os mamilos se inverterem, tente primeiro as intervenções mencionadas acima para os mamilos planos. Como conchas de peito, dispositivos de eversão de mamilos também estão disponíveis. Ocasionalmente, um ou ambos os mamilos são severamente invertidos. Se uma mama é menos afetada, seu bebê pode amamentar na mama menos afetada. A maioria das mulheres pode produzir leite suficiente em um seio para amamentar exclusivamente seus bebês. Se você amamentar apenas um seio, é uma boa ideia bombear o outro seio para que seus seios fiquem aproximadamente do mesmo tamanho. Você pode armazenar o leite materno que você bombear no freezer e usar este leite para momentos em que você está longe de seu bebê.

Mastite

A mastite é frequentemente usada de forma intercambiável com o termo infecção de mama, mas a mastite também pode ser causada por uma inflamação. Muitas vezes, uma área avermelhada é notada no seio. Mastite inflamatória ou infecciosa pode se desenvolver por razões similares àquelas para o desenvolvimento do ducto mamário obstruído.

Com a mastite, é especialmente importante manter a mama afetada vazia por meio de amamentação frequente ou extração de mama em intervalos regulares. Também é muito importante descansar e manter-se hidratado bebendo muitos líquidos claros. Você pode tomar ibuprofeno ou acetaminofeno para o desconforto. Se você desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe ou se a sua temperatura aumentar para 38 ° C ou mais, ligue para o seu médico. Se o seu médico prescreve um antibiótico, certifique-se de tomar todo o tratamento ou pode ocorrer uma recorrência.

Dutos de leite entupidos

Um duto de leite entupido parece um caroço tenro no seio. Algumas mães parecem mais propensas a desenvolvê-las, mas geralmente ocorrem quando a mãe fica muito tempo sem esvaziar os seios, ou se o leite insuficiente for removido durante a amamentação.

Use um registro de alimentação do bebê para revisar a rotina de alimentação do seu bebê e ver se o tempo entre as mamadas mudou recentemente. Às vezes, a mãe fica ocupada novamente com uma tarefa e não percebe que as mamadas estão sendo atrasadas. A sucção ineficaz também pode contribuir para dutos de leite entupidos.

Além disso, verifique se o material dos sutiãs ou roupas de enfermagem agrupados durante as mamadas não está pressionando os ductos de leite em uma determinada área da mama. Se você desenvolver um ducto de leite entupido, lembre-se de amamentar ou remover o leite com frequência e alternar as diferentes posições de alimentação. Muitas vezes ajuda a aplicar compressas mornas na área ou mergulhar a mama em água morna.

Massagem acima e depois sobre a área afetada durante a amamentação e após a aplicação de compressas mornas. Se o nódulo não desaparecer ao longo de alguns dias, entre em contato com seu médico ou consultor de lactação. Se você se sentir mal ou desenvolver febre ou calafrios, entre em contato com seu médico imediatamente. Isso pode ser um sinal de que você tem uma infecção e pode precisar tomar antibióticos.

Se o seu médico prescreve um antibiótico, certifique-se de tomar todo o tratamento ou pode ocorrer uma recorrência.

WhatsApp EME Equipment
EME Equipment www.emeequipment.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×