Notícias - Amamentação

Como armazenar o leite materno com segurança

Como armazenar o leite materno com segurança

Por EME Equipment em 24/04/2019

Quando você amamenta, o leite materno está sempre quente e pronto para o seu bebê. Mas quando isso não for possível, você deverá extrair o leite materno usando uma bombinha e armazenar o leite materno para as vezes que não estiver com seu bebê. 

Você pode armazenar o leite materno na geladeira, no freezer e à temperatura ambiente (por um tempo mais limitado).

Vamos mostrar algumas respostas sobre a extração e armazenamento do leite materno, incluindo onde armazenar o leite, quanto armazenar, por quanto tempo armazenar e outras questões comuns sobre o uso do leite armazenado para o seu bebê. Da temperatura ao tempo, refrigeração e aquecimento, algumas informações que pode ajudar você nessa fase. 

Próximo da amamentação, o leite materno fresco é o melhor. Se você acabou de extraí-lo, dê esse leite para o seu bebê primeiro (antes de descongelar o leite congelado) quando por algum motivo você e seu bebê estiverem separados (no caso das mães que voltam ao trabalho, por exemplo). 

Onde posso armazenar o leite extraído?

Alguns frascos de armazenamento de leite materno limpos funcionam bem para armazenar o leite. Aqui estão algumas sugestões: 

Evite usar sacos plásticos para armazenar o leite no congelador pois eles podem rachar quando congelados. 

Quanto leite materno eu posso armazenar?

Encha e guarde cada recipiente com a menor quantidade de leite materno que seu bebê possa tomar. É melhor aquecer mais leite do que ter que jogar fora o leite restante no recipiente. Lembrando que uma vez aquecido, você não poderá mais armazenar o leite materno que sobrar. 

Sugestões para armazenamento: 

  1. Para bebês de 1-2 semanas de idade: 60-90 ml por mamada
  2. Para bebês de 1-6 meses de idade: 90-150 ml por mamada
Dica para congelar o leite materno

Quando congelar o leite extraído, deixe sempre espaço no topo do recipiente. Conforme os líquidos congelam, eles se expandem e o leite materno não é exceção. Deste modo, deixar espaço para que isso aconteça pode ajudar você e evitar transtornos. 

Por quanto tempo eu posso manter o leite congelado?

O tempo de armazenamento vai depender de como você o armazena. Para bebês saudáveis que estão em casa, verifique a tabela a seguir. Se o seu bebê estiver hospitalizado (prematuro ou doente), consulte o médico sobre o armazenamento do leite.

Embora seja verdade que quanto mais tempo o leite é armazenado, mais vitaminas e antioxidantes ele perde, também é verdade que o leite materno armazenado ainda tem mais benefícios para a saúde do que a fórmula, por isso vale a pena continuar extraindo e armazenando o leite para o seu bebê. 

  • Se você planeja usar seu leite dentro de 12 horas, você pode armazená-lo na geladeira. Caso contrário, guarde-o na parte mais fria do freezer. De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, o prazo ideal de armazenamento do leite no Freezer, é de até 15 dias. 
  • Nunca guarde o leite extraído no compartimento da porta do freezer ou da geladeira. É mais provável que descongele ou fique muito quente lá. 
  • Se você seguir os cronogramas das diretrizes de armazenamento do leite materno, poderá manter o leite à temperatura ambiente, depois refrigerá-lo ou congelá-lo.

Dica ao armazenar o leite materno extraído:

Rotule os recipientes de armazenamento de leite com a data e horário da extração, usando um rótulo ou marcador não-tóxico. Quando estiver escolhendo o leite congelado, use o mais antigo primeiro. Se seu bebê estiver em alguma instituição que cuida de bebês ou crianças pequenas, inclua o nome do bebê no rótulo para evitar confusões. 

Dúvidas comuns sobre o uso do leite armazenado:

Como faço para descongelar o leite congelado? Coloque o leite congelado na geladeira a noite antes do dia que planeja usá-lo. Use esse leite dentro de 24 horas após o descongelamento.

É normal que o leite materno congelado se separe em uma camada cremosa mais espessa no topo e uma camada mais aquosa no fundo. Antes de dar ao seu bebê, misture as duas camadas, rodando suavemente (em vez de agitar) o leite no recipiente de armazenamento.

Dicas de como extrair o leite materno, acesse aqui. 

Gostou da publicação? Caso você queira receber gratuitamente mais informações e notícias sobre o mundo da amamentação, clique no link abaixo. 

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento