A Relação Entre Amamentação E Ciclo Menstrual – Eme Equipment
EME

Depois do parto, quando o corpo da mulher vai se readaptando após meses de gravidez, é hora de começar a conviver com novas mudanças, como a relação entre amamentação e ciclo menstrual.

Antes de falarmos sobre o assunto, é importante esclarecer que o sangramento que pode ocorrer do segundo dia até a terceira semana pós parto não é menstruação, uma vez que não existe nenhum óvulo. Isso é, na verdade, resultado da saída das estruturas que revestiam o útero durante a gestação, assim como restos de placenta, por exemplo.

Durante a amamentação, o corpo produz diferentes hormônios, entre eles a prolactina, que pode inibir a menstruação principalmente enquanto o bebê se alimentar de forma exclusiva pelo peito da mãe. Após os primeiros seis meses, quando a amamentação pode passar a ser mista, com a introdução alimentar dos pequenos, a produção desse hormônio tende a diminuir, dando espaço para o estrogênio e a progesterona e, consequentemente, para a regular a menstruação.

Vale lembrar que a presença da menstruação não está diretamente ligada a falta de produção de leite, uma vez que o alimento continua a ser produzido enquanto o bebê seguir estimulando a mama.

Como vai ser meu primeiro ciclo?

No início, o ciclo menstrual pode acontecer de forma diferente ao que a mulher estava acostumada, em maior ou menor intensidade, cor diferente, além de sem tanta regularidade. Por isso é importante usar métodos contraceptivos para se prevenir de uma nova gestação, se não for o desejo, sempre com orientação do ginecologista.

Em caso de qualquer dúvida sobre esse assunto, procure sempre o seu especialista.

WhatsApp EME Equipment
EME Equipment www.emeequipment.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×