Quando descobre o “positivo”, toda mulher já sabe que nos próximos nove meses seu corpo vai passar por alterações hormonais e físicas, pois cada fase da gestação costuma ser marcada por experiências diferentes.
No primeiro trimestre, uma das queixas mais frequentes das mulheres são as náuseas e vômitos. Principalmente de manhã, as náuseas incomodas bastantes, pois tende a piorar após longos períodos de jejum.
Segundo médicos, essas sensações e os vômitos são normais, mas não a ponto da gestante ficar desidratada ou desnutrida. Os enjoos acontecem por conta do BHCG, um hormônio que é produzido em grande quantidade no início da gestação e também pelo aumento da progesterona.
Para aliviar as náuseas e os enjoos, a gestante pode seguir algumas dicas, além é claro, das recomendações do seu médico. Não é recomendado ficar sem comer por mais de três horas; é bom evitar alimentos com muita gordura, sal ou açúcar; tomar água entre as refeições e consumir frutas cítricas e pequenos pedaços de gengibre.
Uma das recomendações mais importantes é manter uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes, consumindo o mínimo e alimentos processados.