O inchaço é uma consequência do excesso de líquido em diferentes partes do corpo. Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a ter este quadro. No caso das gestantes, fatores externos e metabólicos são os principais responsáveis por esse sintoma.
Veja alguns:
• Alterações hormonais durante a gestação
A progesterona é um hormônio que está com sua produção aumentada na gestação e que tem como uma de suas consequências o aumento da retenção de líquidos no organismo. A prática de atividades físicos recomendada por seu médico podem ajudar.
• Hábitos alimentares
O que a gestante come pode ter forte relação com a sua capacidade de reter líquido ou não. Por esse motivo, os hábitos alimentares também podem ser responsáveis pelo inchaço na gravidez. Reduzir a ingestão diária de sal nesse período da gravidez é fundamental para reduzir os inchaços.
• Em que parte do corpo os inchaços são mais comuns?
Os inchaços nas gestantes são muito comuns em determinadas regiões do corpo. Geralmente, no período da manhã, podemos percebê-lo no rosto, braços ou na região das mãos. Ao longo do dia, é mais comum nos tornozelos, pés e pernas.
Como melhor ou diminuir os inchaços?
• Praticar atividades físicas
A atividade física é um importante aliada da gestante para garantir a manutenção da sua saúde durante todo o período de desenvolvimento do bebê. No controle do inchaço, elas atuam com seu efeito vasodilatador, ajudando a aumentar o espaço intravenoso para que o sangue circule normalmente.
• Controlar a alimentação durante a gestação
Um dos principais causadores do acúmulo de líquido no corpo é o sal, que aumenta a retenção da água causando esse sintoma desconfortável. Por esse motivo, é interessante para a gestante evitar o consumo de alimentos industrializados, embutidos e refeições ricas em sódio, valorizando uma dieta com alimentos naturais.
• Colocar as pernas pra cima
A ação da gravidade no corpo é uma situação impossível de evitar. Por isso, é natural que gestantes vivenciem inchaços frequentes na região dos membros inferiores.
Para minimizar esse desconforto, médicos recomendam que a gestante sempre encontre um período do seu dia para colocar as pernas para o alto — especialmente à noite, perto do horário de repouso.
• Fazer o uso de meias elásticas
Meias elásticas são muito eficientes para ajudar os membros inferiores da gestante a trabalharem melhor o seu retorno venoso — ou seja, o envio do sangue da região para o coração.
Beber água regularmente
Beber água regularmente também é uma maneira eficiente de ajudar a minimizar o inchaço na gravidez. Apesar de o edema ser causado pelo excesso de água dentro das células, é o volume de água que consumimos que garante um bom funcionamento dos rins — órgãos responsáveis por eliminar o excesso de líquidos e toxinas do nosso organismo.
Evitar roupas apertadas e saltos altos
Usar roupas apertadas demais ou saltos muito altos pode favorecer o acúmulo de líquido em determinadas regiões do corpo. Por isso, gestantes devem apostar em roupas confortáveis e sapatos baixos durante toda a gravidez.
Consulte seu médico para dúvidas e de maneira regular durante o pré-natal.