Notícias - Dicas para mães

Assadura - Como prevenir e tratar

Assadura - Como prevenir e tratar

Por EME Equipment em 15/04/2019

Assadura em bebê é comum e pode aparecer, por mais cuidadosos que os pais sejam. É fácil perceber assadura: Vermelhidão, bolinhas, inchaço, irritação, normalmente na área genital, nas dobrinhas das coxas e perto do ânus. 

Mais comumente conhecido como assadura, a dermatite de fraldas às vezes tem um aspecto ressecado, com descamação, outras vezes úmido, e podem aparecer pequenas brotoejas. 

Por mais informações e dicas relevantes que você possa achar na Internet, o pediatra deve ser consultado para lhe orientar da melhor forma como prevenir e tratar a assadura. 

Para começar o tratamento, é preciso saber a causa da dermatite de fralda, podendo ser uma pequena irritação ou até uma infecção por fungos. As feridas em geral aparecem quando alguma sujeira fica esquecida depois da troca de fralda, ou até mesmo por causa do ambiente úmido e quentinho, ideal para a proliferação de micro-organismos. 

Vale lembrar que nem sempre a assadura aparece só na área da fralda. Principalmente em regiões quentes, em especial nos bebês gordinhos, ela pode aparecer nas dobrinhas como o pescoço ou embaixo do queixo. 

A causa da assadura

A principal causa da dermatite de fraldas é a umidade. Bebês recém-nascidos fazer xixi e cocô o tempo todo. Nem mesmo as melhores fraldas conseguem tirar toda a umidade do contato com a pele do bebê, que é muito delicada. 

A fralda por sua vez, não pode demorar para ser trocada. Todas as vezes que houver umidade perceptível ou cocô ela deve ser trocada. Vale lembrar que mesmo tomando todas as precauções possíveis, a assadura pode aparecer, dependendo da sensibilidade da pele de cada bebê. 

Como prevenir a dermatite de fraldas

  • Troque as fraldas sempre que estiverem úmidas ou sujas, mesmo que o bebê não esteja reclamando. 
  • Limpe o bebê com algodão úmido ou lencinhos umedecidos
  • Enxague bem, sempre que usar sabonete
  • Se possível, deixe a pele do bebê respirar antes de colocar a fralda nova
  • Escolha produtos sem álcool e sem perfume
  • Use sabão apenas quando necessário
  • Use pomadas livres de petrolatos (vaselina)

Não espere a situação se agravar, assim que perceber que o bebê apresenta algum dos sintomas citados acima, fale com seu pediatra assim que for possível.

Gostou da publicação? Caso você queira receber gratuitamente mais informações e notícias sobre o mundo da amamentação, clique no link abaixo. 

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento