Notícias - Notícias

Leite materno muda de cor após vacina. O que a ciência tem a dizer?

Leite materno muda de cor após vacina. O que a ciência tem a dizer?

Por EME Equipment em 28/05/2019

Quando um bebê está amamentando, a mãe que faz o leite materno não tem a chance de inspecionar o leite que nutre seu filho, mas quando você é uma mãe que está bombeando é fácil ficar obcecado com o conteúdo dessas garrafinhas.

Para algumas mães, a quantidade de onças nas garrafas torna-se uma fonte de preocupação, enquanto outras tomam nota de todas as mudanças de cor. Esse foi o caso de uma mãe no Reino Unido que recentemente postou uma foto de duas garrafas de bomba.

A garrafa à esquerda mostra leite com mais cor creme, enquanto a garrafa à direita é preenchida com leite com uma coloração azulada:

leite materno muda de cor após vacina

A mãe que postou a foto no Facebook não esperava que ela se tornasse viral, mas aconteceu. Ela se espalhou em parte devido a sua alegação de que a segunda garrafa, bombeada dois dias depois que seu filho recebeu uma rodada de vacinas, é azul porque o bebê dela recebeu essas injeções. É uma teoria interessante, mas não é tão simples assim.

"É azul de todos os anticorpos que meu corpo está produzindo, pois acha que ela está doente com o que ela foi vacinada! Quando ela alimenta sua saliva envia sinais ao meu corpo para produzir mais leite com anticorpos específicos da doença", escreveu a mãe.

A ideia de que a saliva de um bebê pode desencadear mudanças no leite materno foi popularizada em 2015 e várias mães postaram imagens virais e afirmações semelhantes às citadas acima, mas mesmo os cientistas que estudam o leite materno dizem que a ideia de que a saliva do bebê modifica o leite materno ainda é uma hipótese. trabalho em progresso. Há muita ciência boa apoiando isso, mas não pode ser usada para apoiar essa afirmação.

Como esta foto se tornou viral, médicos e parteiras sugeriram que a diferença de cor na fotografia é mais provável devido à dieta da mãe ou ao tempo de sua sessão de bomba do que a vacinação de seu filho. " 

É bem sabido que o leite materno pode mudar de cor, particularmente com mudanças na dieta das mães, disse Ian Currie, um ginecologista do BMI The Chiltern Hospital em Buckinghamshire.

No mês passado, um estudo foi publicado na revista Breastfeeding Medicine, que descobriu que o leite materno verde pode ser causado pela ingestão materna de pílulas de algas verde-azuladas, um suplemento comum tomado por muitos vegetarianos e veganos. E às vezes o leite materno parece azul quando na verdade é apenas mais fino, talvez porque foi bombeado no início de uma sessão ou em uma hora diferente do dia. 

A mãe que postou essa imagem viral contesta as sugestões de que a mudança de cor do leite materno pode ser atribuída a outra coisa que não a vacinação, mas não existem estudos científicos relacionando vacinações a mudanças na composição do leite materno. "Meu leite não é desta cor do que eu comi (não tinha nada artificialmente colorido / sem suplementos / sem verduras), meu leite só é dessa cor quando minha filha está doente ... nunca foi assim quando ela está bem", a mãe escreve. 

Ela pode estar certa de que as injeções de seu filho provocaram a mudança no leite materno, mas simplesmente não há ciência suficiente para comprovar isso e muitas outras razões pelas quais isso poderia ter acontecido. É importante para as mães que estão vendo essa imagem saber disso. 

Ainda há muito que não sabemos sobre o leite materno e como ele funciona, mas sabemos que, enquanto você estiver alimentando seu bebê (seja leite materno, fórmula ou uma combinação de ambos), você está fazendo um ótimo trabalho. 

Gostou da publicação? Caso você queira receber gratuitamente mais informações e notícias sobre o mundo da amamentação, clique no link abaixo. 

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento